quinta-feira, 9 de maio de 2013

Maria

Sendo eu uma apaixonada pela poesia portuguesa, resolvi adquirir um exemplar da "Poesia reunida" de Maria do Rosário Pedreira. Nunca tinha lido nada desta escritora. E confesso-me apaixonada pelas suas palavras!

O livro não é facil, e a sua poesia martela de forma profunda em temas que são inevitáveis de contornar - o amor, ou melhor o "desamor", as ausências, a morte e as partidas; A casa vazia, desprovida de luz e o silêncio ensurdecedor que invade e engole o soluço. Vale a pena espreitar!

Para quem nada conhece de Maria do Rosário Pedreira, aqui fica um dos meus poemas preferidos:

Não tenho planos, nem promessas, nem
filhos que nos convidem para almoços
de domingo - a minha ideia de família
resume-se a um retrato velho preso numa
gaveta; e o amor possível sei tão-só

o que li nos romances que me salvaram
da desordem quando o meu tempo
andava de ferida em cicatriz. Mas guardo
ainda muitos por estrear para essa estante

que ergueste no corredor como uma casa
nova. E trago portas abertas no coração:

se ainda não sabias, és muito bem-vindo.





M.

1 comentário: